TURISMO




TURISMO

Secretaria Municipal de Turismo e Informações Turísticas
Avenida Lorival Jaubert da Silva Braga, 101 – Jd. Planalto
Fone: (14) 3653 2288
Funciona: Segunda a sexta das 07h30 às 17 h. 
Site: www.brotas.tur.br
E-mail: sectur@brotas.tur.br
Secretário Municipal de Turismo: Fábio Pontes
E-mail: secretariobrotas@gmail.com 

Ponto de Informações Turísticas
Rua Modesto Alfredo Surian, 05 – Parque dos Saltos
Fone: 14 3653-5282
Horário de funcionamento: todos os dias, incluindo feriados. Fecha somente em 03 de maio e 15 de setembro (caso caia durante a semana). Segunda a sexta das 07h30 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 09h00 às 15h00 (de outubro a abril) e das 10h00 às 14h00 (de maio a setembro). (Ponto de Informações Turísticas).

Conselho Municipal de Turismo (COMTUR)
Presidente: Antônio Augusto Rabello (Atrativos)
E-mail: presidente@comturbrotas.com.br 
Secretário Executiva do COMTUR – Fábio Pontes
Rua: Avenida Lorival Jaubert da Silva Braga, 101 – Jd. Planalto
Fone: (14) 3653 2288
E-mail: sectur@brotas.tur.br 

ABROTUR – Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região
Presidente: Vivian da Cunha
Av: Padre Barnabé Giron, nº 110
Fone: (14) 3653 8667
E-mail: secretaria@abrotur.com.br
Site: http://www.abrotur.com.br/ 

Associação Comercial e Industrial de Brotas - ACIB
Presidente: Marcio Guella
Rua Padre Barnabé Giron, nº 110
Fone: (14) 3653 1238
E-mail:falecom@acibrotas.com.br 
Site: www.acibrotas.com.br  

Associação Brotense de Condutores de Turismo – ABCT
Presidente: Marcelo Ferreira
www.facebook.com/ABCT-Associação-Brotense-de-Condutores-de-Turismo 

Associação dos Produtores Agroindustriais de Brotas – APAGIB
Endereço: Avenida Mário Pinotti 132- Centro.
Funcionamento: de quarta a sábado das 09h às 18h e de domingo das 08h às 18h 
Presidente: João Farsoni 
Fone: (14) 3653-2359
E-mail: apagib07@gmail.com 

Sindicato Rural de Brotas
Endereço: Avenida Dr. Américo Piva, 180 – Bairro Taquaral
Funcionamento: de segunda a sexta das 08h às 17h 
Presidente: Aldo Dalasta 
Fone: (14) 3653-1307 / 3653-3119
E-mail: 



Turismo de Aventura, Ecoturismo e Atividades ao Ar Livre

Turismo que utiliza os recursos naturais como cenário para prática de atividades físicas, de contemplação e interação com a natureza, preservando a natureza e respeitando os costumes locais.

Atividades de Técnicas Verticais

ARVORISMO: percurso acrobático aéreo entre árvores utilizando equipamentos de técnicas verticais.

CACHOEIRISMO: Prática de rapel em cachoeira. Há a possibilidade de descer a cachoeira em rapel mais de uma vez.

CANIONISMO: Exploração de cânions encachoeirados utilizando diversas técnicas, dentre elas o rapel. Natação, flutuação, marcha aquática, tobogã, saltos.

ESCALADA: Esporte praticado para ascensão de paredes rochosas ou artificiais (escalada indoor).

QUEDA LIVRE: É a primeira plataforma de Queda Livre no Brasil viabilizada com a tecnologia Quick Jump, um equipamento americano que reduz a velocidade do participante à medida que ele se aproxima da plataforma de chegada. Um ascensor mecânico leva o participante de volta à plataforma sem esforço.

RAPEL: Técnica de descida vertical, usada pelos praticantes de canionismo, espeleologia e escalada, que consiste em descer desníveis predominantemente verticais, utilizando equipamentos de técnicas verticais.

SLACK LINE: Uma fita especializada é fixada entre duas árvores, a menos de 1m do chão. A intenção é se equilibrar sem cair. Esta atividade tem sido a sensação dos últimos verões nas praias do Brasil.

TIROLESA: Prática que consiste em fazer a travessia de um lado a outro sobre: vales, encostas, cânions, rios, cachoeiras e lagos, utilizando equipamentos de técnicas verticais.

SUPER BIKE – Tirolesa de Bike: Prática que consiste em fazer a travessia de um lado a outro sobre: vales, encostas, cânions, rios, cachoeiras e lagos, utilizando técnicas verticais, mas em cima de uma bicicleta adaptada.

Atividades Aquáticas

RAFTING: Descida em rios com quedas d'água e corredeiras, usando bote inflável e equipamentos de segurança. Em Brotas é feito no Rio Jacaré Pepira variando entre classe II e IV.

BÓIA-CROSS: Descida em rios com quedas d'água e corredeiras, usando uma boia especial em formato redondo com alças de segurança e equipamentos de segurança. Realizado no Rio jacaré pepira e Rio Pinheirinho.

BANHO DE CACHOEIRA: Caminhada por trilha até a cachoeira para contemplar e nadar, são 20 cachoeiras abertas e regulamentadas para a visitação.

KR – Kaiak Rafting: Prática de descida em rios com quedas d'água e corredeiras, usando “caiaques” infláveis e equipamentos de segurança. Realizado no Rio Jacaré Pepira.

MINI RAFTING/FLOATING: Prática de descida em rios com quedas d'água e corredeiras, usando bote inflável e equipamentos de segurança. Praticado no trecho básico do Rio Jacaré Pepira com corredeiras classe I e II. Indicado para crianças pequenas e Melhor Idade.

PESCA: Prática mais comum na represa do Patrimônio de “São Sebastião da Serra”, onde permitida a pesca em barco. Também encontramos pesqueiros, parques e hotéis fazenda que oferecem pesca esportiva (pesque solte) e pesque e pague. 

CIRCUITO CABLE: wakeboard, kneeboard, skiboat são praticados em um circuito com 150 m de extensão.  As pranchas e a boia são puxadas por cabo motorizado, comandado por profissionais que aceleram e desaceleram de acordo com o conhecimento do participante. Brotas foi o terceiro destino do Brasil a receber este tipo de percurso.

CANOAGEM: você poderá remar em caiaques duplos ou individuais, abertos e de fácil manuseio, alguns hotéis fazendas e parques oferecem esta modalidade.

STAND UP PADDLE: prancha para todas as idades remar em pé com a ajuda de um remo. Uma das maiores sensações do verão brasileiro é oferecida por hotéis fazenda e parques locais.

AQUABALL: é uma maneira divertida de flutuar sobre a água. Dentro de uma grande bolha de plástico, o desafio é dominar a bola, ficar de pé e se locomover sobre a água em diferentes direções. 

Atividades na Terra

CAMINHADA: Prática de passeios individuais e coletivos feitos a pé por trilhas e caminhos que cruzam ambientes naturais.

CAVALGADA: Prática passeio equestre, individuais ou coletivos, percorrendo trilhas, caminhos e pequenas estradas que cruzam ambientes naturais.

CICLOTURISMO: Prática de passeios de bicicletas do tipo mountain bike para percorrer terrenos acidentados de terra como trilhas, caminhos e pequenas estradas sempre acessando algum atrativo natural.

QUADRICICLO: Passeio em veículos parecidos com motocicletas, mas com 4 rodas com tração 4X4 para uma ou duas pessoas, passando por estradas e trilhas, contemplando as paisagens da região podendo ter travessia de rios e acessando ou não atrativos naturais.

BIRDWATCHING – Observação de Pássaros: Atividade de observação de aves no seu meio natural, atividade turística resultante da vertente contemplativa do ecoturismo.

FORA DE ESTRADA/off road: passeios feitos em veículos 4x4 em estradas de terra oferecido por sítios e operadoras locais.

ARCO E FLECHA: atividade olímpica com arco profissional e flechas com o objetivo de atingir o centro do alvo. Instrutores ajudam no manuseio dos arcos, recarga de flechas e contam dicas e curiosidades sobre o esporte.

PAINTBALL: Equipados com máscaras, marcadores, coletes, armas especializadas e munição de tintas, os participantes devem cruzar o campo para conquistar a bandeira do adversário. Praticado em hotéis fazenda e parques locais.

GIROMASTER: O Giromaster é um simulador de gravidade zero. 

Turismo Cultural

O Turismo Cultural vem ganhando força nos últimos anos em Brotas. Com a criação de atrativos diferenciados como um centro astronômico, museus, ateliês de arte além da cultura do interior paulista.

Tem a Feira de Artesanato que funciona aos sábados na Praça Amador Simões, das 18h às 22h.

O “Centro Cultural” abriga exposições de QUADROS, ARTES PLÀSTICAS (eventos esporádicos) e “Museu do Cotidiano de Brotas” (conta a história da colonização cafeeira no município).

O “Museu Bozo D´Água” se localiza no centro. Está aberto todas as noites e abriga as conquistas diversas da equipe Hexacampeã Mundial de Rafting Bozo D´Água.

O “Museu do Caipira” se localiza na Casa da Cachaça. Está aberto todos os dias e abriga mais de 100 itens utilizados no campo dos últimos dois séculos.

Há ainda lojas de artesanato, mini alambique de cachaça para demonstração aos visitantes, ateliês de artes, adegas, cerâmica com Queima de Raku.

Turismo Rural

Brotas possui diversas fazendas voltadas à visitação com culinária caipira, café rural, hospedagem, colheita do fruto no pé, ordenha de leite de vaca, cavalgadas, museu em casa típica de fazenda e diversas vivências da cultura do campo.

Programas de Treinamento Empresarial e Eventos Corporativos

As empresas trazem seus funcionários a Brotas para utilizar o ambiente ao ar livre como cenário de treinamento motivacional e prêmios, turismo de aventura como ferramente de desenvolvimento de analogias ligadas ao dia-a-dia das empresas. Diversos hotéis possuem equipamento completo para realização de convenções, congressos e treinamento: salão de eventos, equipamentos audiovisuais, coffee break, refeições entre outros e infraestrutura completa, para realizar diversos tipos de treinamento.


Turismo Pedagógico e de Estudo do Meio

Direcionado aos ensinos e à graduação, utiliza-se o Meio Ambiente, Cenários Históricos e Culturais de Brotas como sala de aula. Empresas com monitoria especializada, realizando atividades e dinâmicas direcionadas para crianças de todas as idades escolares. 


Qual a melhor atividade praticada em Brotas?