sábado, 26 de novembro de 2011

PREFEITO SALLA SE REÚNE COM PREFEITOS DE CIDADES TURISTICAS DA REGIÃO

 O Prefeito, junto com a Secretária de Turismo, Alexsandra Berto e com a Primeira Dama Meire Salla, almoçaram na última quinta, dia 24, com 8 prefeitos da Região Turística Serra do Itaqueri.  

A Região Turística Serra do Itaqueri é composta por 12 municípios de nossa região e foi instituída pelo Ministério do Turismo, pelo Programa Nacional de Regionalização do Turismo. Os municípios que formam a região são: Brotas, Analândia, Itirapina, Torrinha, Santa Maria da Serra, São Pedro, Águas de São Pedro, Ipeúna, Charqueada, Rio Claro, Corumbataí e Santa Cruz da Conceição.  

A exemplo de casos de sucesso nos Estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul o Programa de Regionalização do Turismo tem por objetivos: dar qualidade ao produto turístico; diversificar a oferta turística; estruturar os destinos turísticos; ampliar e qualificar o mercado de trabalho; aumentar a inserção competitiva do produto turístico no mercado internacional; ampliar o consumo do produto turístico no mercado nacional; aumentar a taxa de permanência e gasto médio do turista. O encontro foi promovido pelo Senac SP, grande apoiador e peça fundamental no desenvolvimento da nossa região turística, no Grande Hotel - Escola Senac em Águas de São Pedro. Na ocasião foram apresentados aos Prefeitos Municipais presentes as ações em andamento no processo do Desenvolvimento da Região Turística Serra do Itaqueri:
  • Planejamento do Projeto Desenvolvimento Regional da Serra do Itaqueri
  • Curso - Organização e Planejamento para o Turismo Receptivo
  • Oficina de Cadastramento do INVTUR
  • Cadastramento no INVTUR das cidades de Águas de São Pedro, Brotas, São Pedro e Torrinha
  • Fórum Desenvolvimento Regional da Serra do Itaqueri com a presença do Ministério do Turismo e 
  • do Secretário Estadual do Turismo de São Paulo.
“É fundamental que andemos juntos à Política Nacional do Turismo. E, contar com o apoio do Senac nesse processo, é um privilégio e nos dá mais força. Além de tudo, Brotas está empenhada e se articulando politicamente para em breve trazer o título de Estância Turística, enriquecendo ainda mais o turismo da nossa região” comentou na ocasião, Antônio Benedito Salla, Prefeito Municipal de Brotas.
Leca e  Primeira Dama Meire com Prefeitos e Secretários de Turismo da Região

Informações; sectur@brotas.tur.br 14 3653-5282
Fotos: Centro Universitário Senac - Campus Águas de São Pedro Secretária Municipal de Turismo: Alexsandra Berto (Leca) Texto: Luciana Pires

Um comentário:

  1. Otávio Demasi -odtur@ig.com.br - www.odtur.blogspot.com
    TURISMO
    4/9/2006 : TURISMO REGIONAL: O FATURAMENTO EM EQUIPE

    A implantação e implementação do Turismo Regional passa por um forte processo de vontade política, contando com a participação da comunidade, iniciativa privada e governos, prosseguindo com uma ação macro de conscientização.
    A institucionalização pode ser em forma de: Agência Regional de Desenvolvimento Turístico; Câmara Regional de Turismo; Fundação; Convention and Visitors Bureau (Central de Captação de Eventos e Turistas); Empresa de Economia Mista; Núcleo de Turismo ou via Fórum de Desenvolvimento Turístico. O prioritário é o profissionalismo acima de tudo. Exige-se um diagnóstico profundo das vocações, potencialidades, sinalização, serviços, produtos, compras, entre outras. Estudo de roteiros diversificados que vão de encontro ao maior número de turistas potenciais e sejam factíveis aos mais diversos padrões econômicos a serem conquistados; levantamento e análises estatísticas que norteiem políticas públicas e privadas de desenvolvimento.
    • Pesquisa de mercado e de opinião que mostrem as políticas, táticas e estratégias para a comercialização regional.
    • Visar o aprimoramento dos serviços, criar uma política de preços real, incrementando o surgimento de Central de Compras para hotéis, agentes, transportadores, Central de Reservas, Central de Divulgação, Central de Captação de Eventos, entre outros.
    • Eleger o aspectos diferencial referencial de cada município, visando oferecer o máximo aos turistas, montar Calendário de Eventos solidário anual, com o propósito de atrair turistas e a região permanecer na mídia o ano inteiro, criar mecanismos de financiamento para os investimentos específicos.
    • Outros
    COMO OU ONDE ACONTECE O FATURAMENTO EM CONJUNTO?
    Todas ações cooperativas e ou em parceria, trazem reduções de custos, somam esforços, equipamentos, idéias e serviços, ampliando os horizontes e fortalecendo todos o grupo.
    • Conscientização: campanhas integradas , com menor custo, maior abrangência e mais retorno.
    • Treinamento: facilidade de concretização de centro de treinamento e ou de junção de esforços visando contratação de especialistas.
    • Equipamentos: utilização comum de equipamentos, máquinas, mormente na área de eventos, congressos, simpósios, feiras .
    • Folheteria: confecção de peças promocionais com maior tiragem e menores custos com maior variedade de opções .
    • Divulgação: Ações integradas sobre a mídia (rádio, jornal, televisão, revistas), ações de relações públicas (visitas, participação em eventos), mais volume de informações, matérias mais diversificadas, fotos variadas, etc.
    • Eventos: Utilização de prestadores de serviços regionais, bem como de equipamentos diversos, elaboração de calendário anual, que evite concorrência.
    • Roteiros: elaboração do maior numero de opções, para todos os gostos, idades e bolsos, o que fará aumentar o tempo de permanência.
    • Compras: definir se possível polo específico de comércio, evitando ao máximo a concorrência o que permite aumentar a oferta de produtos, evitando concorrência selvagem onde todos perdem; manter o comércio turístico aberto o ano todo . Pode-se implantar centros de compras, artesanato, gastronomia entre outros em forma de shopping.
    • Central de Compras: aglutinar na região os empresários de um mesmo ramo de atividade e realizar compras no atacado com preço final mais baixo.
    • Marketing: pesquisa macro, visando auscultar o público potencial em relação a região, obtendo redução de custos.
    • Produção Caseira: Incremento de vendas cooperativadas entre outros.

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