A Embratur tem papel fundamental no setor, divulgando o turismo internacionalmente. Para Brotas é muito importante devido à Copa 2014
Fonte: Site Embratur http://bit.ly/xev1hR
A Embratur inicia 2012 com um pacote de
ações para intensificar a promoção do Brasil como destino turístico no
exterior e alcançar um novo patamar de entrada de turistas, visando a
meta de 10 milhões de turistas em 2020. Além disso, o presidente da
Embratur, Flávio Dino, reafirmou seu compromisso de buscar, juntamente
com o ministro do Turismo Gastão Vieira, os empresários do trade e
profissionais da área a construção de uma agenda de defesa do setor.
As medidas foram destaque hoje, no caderno de Economia do jornal O Globo seguir, algumas delas:
Concentrar as ações de publicidades nos 17 mercados prioritários:
Para 2012, a Embratur focará suas ações
em 17 mercados prioritários, definidos de acordo com alguns critérios
pré-estabelecidos, como o histórico do número de turistas enviados ao
Brasil, a disponibilidade aérea, as fronteiras terrestres, a corrente de
comércio e o PIB per capita. Os 17 mercados são responsáveis por
aproximadamente 84% dos turistas estrangeiros que visitam o país.
Entram no grupo dos países prioritários
alguns mercados sul-americanos com boa margem para crescimento, como é o
caso de Bolívia e Colômbia. O México entra para a lista por seu alto
número de turistas que viajam ao exterior, que corresponde a 14,8
milhões. A quantidade de vôos diretos, que são 16 por semana, também
influenciou na definição desse mercado como prioritário. O Canadá é o
outro país norte-americano que entra para o grupo dos que serão alvo da
promoção internacional. O restante dos países se manteve no grupo,
principalmente pela representatividade no mercado mundial e pelo
registro da entrada desses turistas no Brasil.
Lista de mercados prioritários para 2012:
Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Alemanha, Espanha,
Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Holanda, Portugal,
Bolívia, Canadá e México.
Reabertura dos Escritórios Brasileiros de Turismo:
Em 2012, será lançado edital de licitação
para a instalação de 13 EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo).
Serão três nos Estados Unidos, dois na América do Sul, um na Ásia, e os
demais nos principais mercados emissores de turistas europeus.
Os EBTs funcionarão como unidades
avançadas de promoção, marketing e divulgação de produtos e destinos
turísticos brasileiros no mercado internacional. As atividades dos EBTs
estarão focadas na parceria e no relacionamento com os principais
agentes econômicos responsáveis pela emissão de turistas em cada país.
De acordo com Flávio Dino, “o principal
objetivo é promover e anunciar o turismo brasileiro nos mercados
específicos, além de oferecer alternativas que contribuam para a
consolidação da imagem do Brasil como um atrativo e competitivo destino
turístico”.
Apoio a voos fretados:
Para incentivar o aumento da malha aérea
internacional, a Embratur lançou um programa de apoio a captação de
novos vôos charter para o Brasil. O edital, a ser liberado em janeiro,
vai disponibilizar R$ 8 milhões às secretarias de turismo para ações de
incentivo a atração de novos vôos.
Para empregar o valor oferecido, as
secretarias poderão utilizar ferramentas de promoção internacional como,
publicidade, viagens de familiarização com operadores tendo como
destino o estado, press trip com jornalistas de veículos internacionais,
eventos e treinamento de operadores de turismo e agentes de viagens.
Os estados deverão apresentar suas
propostas até 15 de fevereiro e todos os projetos serão submetidos a
análise da Embratur. Os critérios a serem atendidos são o tempo de
operação do voo, principalmente os que se mantenham por períodos mais
prolongados e que alcancem a baixa temporada, e a preferência por
mercados de longa distância, com 12 a 18 horas de viagem. Os destinos
brasileiros sem acesso direto ou com baixa concentração de vôos e que
possuam aeroportos internacionais com capacidade operacional ociosa
também serão itens avaliados. Mais um detalhe: os planos que
apresentarem maior custo beneficio de promoção terão prioridade.
“Queremos estimular a diversificação de
portões de entrada, facilitando o acesso aos estados que não contam com
muitas opções de vôos, além de estimular a criação de vôos que partam de
novos mercados”, afirma Flávio Dino, presidente do Instituto.
Promoção pela internet:
De olho nas inovações do mercado, a
Embratur acaba de desenvolver um aplicativo para Iphone que permite
assistir vídeos com atrativos turísticos do Brasil em 360º. A iniciativa
do Instituto levou em consideração a grande quantidade de usuários
desse tipo aparelho celular, que segundo estimativas, chega a cerca de
70 milhões no mundo todo.
“As pessoas estão cada vez mais
conectadas à internet, que hoje é a principal fonte de informação do
turista que decide visitar o Brasil”, avalia o presidente da Embratur,
Flávio Dino. O dado é um dos resultados da Pesquisa da Demanda Turística
Internacional de 2010, segundo a qual 30,9% dos estrangeiros que viajam
ao Brasil organizam sua viagem pela internet. Dentre os que consultam a
internet, os itens mais procurados são transportes internacionais,
hospedagem e passeios.
O aplicativo
A nova ferramenta vai possibilitar a
visualização de imagens panorâmicas dos principais atrativos turísticos
das cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014. O aplicativo dos vídeos em
360º possui uma funcionalidade que permite ao usuário mudar a direção
das imagens conforme a movimentação do celular, sem precisar clicar na
tela. Ao final da “viagem”, o público poderá compartilhar essa
experiência nas redes sociais da Embratur e conhecer outras pessoas que
também assistiram ao vídeo.
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