sexta-feira, 15 de agosto de 2014

COMTUR entrega Plano Diretor ao Executivo


Em 2 de agosto, o Presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Alexandre Laranjeira, durante a 4ª Reunião Ordinária da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP), no Brotas Eco Resort, entregou ao Prefeito Du Barreto o Plano Diretor de Turismo de Brotas.

O documento contempla diretrizes para o aproveitamento e aprimoramento do potencial turístico da cidade com relação de ações de curto, médio e longo prazos a serem implementadas pelos setores Público e Privado. Tem como principal objetivo a dinamização da economia local e promoção do desenvolvimento social contínuo do município.

A elaboração deste material foi de forma colaborativa entre o Poder Público e comunidade brotense, representada pelo COMTUR; Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região (ABROTUR), entre outras lideranças municipais, formadoras de opinião.

Uma ação efetiva que serviu de base para o plano foi o Brotas +20, 1º Fórum em alusão aos 20 anos da implantação do Turismo na cidade. Com participação efetiva de autoridades do segmento das instâncias estadual e municipal, além de todo Trade Turístico, durante o evento foram discutidos e analisados o planejamento e projeção desta atividade para as próximas duas décadas.

Na ocasião, Alexandre Laranjeira exaltou o trabalho feito em equipe. “Ao entregar este documento quero deixar registrado nossos agradecimentos à ABROTUR  e aos integrantes do COMTUR pela dedicação e excelente trabalho.”

De acordo com o Prefeito Du Barreto, o Executivo seguirá  à risca o Plano Diretor de Turismo. “Este plano foi elaborado de maneira democrática após estudos das demandas municipais com representantes de vários setores da comunidade brotense, nada mais justo que seguir todos os projetos apresentados no documento.”

Du Barreto também enfatiza que uma das prioridades do documento é “garantir que as obras de infraestrutura turística beneficiem, também, a comunidade. Outro ponto é que conseguindo potencializar o Turismo na cidade, os moradores de Brotas serão beneficiados com geração de empregos e consequentemente aumento de renda.”

O Plano Diretor de Turismo será encaminhado pelo Executivo ao Legislativo. O documento será reavaliado a cada 3 anos por comissão formada com representantes do Executivo,  COMTUR e ABROTUR.  

Diretrizes - As diretrizes do plano orientam o desenvolvimento turístico com políticas públicas voltadas ao segmento e comunidade. Todos os projetos seguem as seguintes normas: Garantir que todas as ações e projetos turísticos sejam sustentáveis; gerir o Turismo como força motriz de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental da cidade;                garantir que as obras de infraestrutura turística beneficiem, também, a comunidade; diversificar a oferta de atrativos turísticos; valorizar o Distrito do Patrimônio nas ações de desenvolvimento do segmento; garantir a manutenção das estradas rurais e vicinais que dão acesso aos atrativos turísticos; garantir a colaboração regional através da participação no desenvolvimento da Região Turística Serra do Itaqueri; garantir a acessibilidade universal na elaboração e execução de projetos de intervenção urbana. Que todos os cidadãos tenham direito a um fácil acesso às instalações onde pretendem deslocar-se e aos serviços que procurem obter.

Programas e Projetos - Os programas e projetos foram desenvolvidos para curto, médio e longo prazos. As ações de curto prazo tem início imediato ou até dois anos para serem executadas, as de médio serão implementadas no período de três a cinco anos; já os projetos de longo prazo terão de cinco a sete anos para serem iniciados.  Cada programa prevê uma ação de desenvolvimento turístico, contendo projetos específicos cada uma. Estes projetos terão coordenação, parceria e prazos pré-determinados. Entre os programas definidos no Plano Diretor, estão a Requalificação do Parque dos Saltos; implantação de ciclofaixas e ciclovias; capacitações e reorganização do calendário municipal, melhorando a programação anual de eventos, agregando valor à comunidade brotense e ao turista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, assim Brotas ficará ainda melhor pra você!

Qual a melhor atividade praticada em Brotas?