segunda-feira, 30 de maio de 2016

Dez motivos para visitar Brotas nas estações frias

A temperatura amena torna o outono e o inverno perfeitos para o turismo de aventura em terra e ar, para fotografar a natureza e observar o céu estrelado

Crepúsculo das estações frias - foto: Luciana Pires de Jesus


Arvorsmo é uma das dicas para estações frias - foto: Arquivo Sectur
Quando se chega a Brotas, não é preciso mais que percorrer a rua principal, lugar de vai-e-vem de turistas, e ao final dela contemplar as corredeiras do rio Jacaré Pepira, ainda dentro da cidade, para saber que a viagem vale a pena. Mas há muitos motivos, pelo menos mais dez, para visitar o município entre o outono e o inverno, as estações mais frias do ano. Com a temperatura amena, é o período ideal para praticar turismo de aventura em terra e no ar com todo conforto, sem sofrer com o sol. E, por conta da característica das estações, a possibilidade de pegar chuva é muito reduzida.

Portanto, as condições são mais que indicadas para cavalgar, se aventurar por trilhas, experimentar a adrenalina da tirolesa, do arvorismo ou da queda livre, fazer passeio off road, escalar, andar de charrete ou praticar qualquer outra das várias atividades sem contato com água. E exatamente nesta época, a luminosidade é a mais apropriada para fotografar a natureza. Durante os passeios, você poderá fazer belos registros das incríveis paisagens de Brotas, formadas graças ao relevo assimétrico das cuestas com encostas cobertas de mata atlântica e pedras de arenito que afloram em meio à vegetação. Com um pouco de sorte, ainda vai avistar aves e outros animais selvagens, como macacos, em plena atividade. Há sítios turísticos com trilhas demarcadas para a observação de pássaros.

Queima de Raku - foto: Calos Zaith
Mas há mais motivos para aproveitar Brotas nas estações frias. Nesta época, o céu, à noite, costuma ser livre de nuvens, condição perfeita para a observação de astros e estrelas no mais moderno observatório e planetário da América Latina. Também para a noite, há outro programa que combina muito com o período: assistir à queima de cerâmica com a técnica milenar chamada raku. Além de acompanhar o mestre Zahiro finalizar lindas peças de decoração, ficar pertinho do forno é muito confortável.

Hospedagem com lareira - foto: Sítio Roda D´água
E não é só isso. O turista pode saborear caldos e fondue em diversos restaurantes que acrescentam estes pratos ao cardápio para alimentar e aquecer. Além de delicioso, é romântico! Não é o lugar perfeito para passar um final de semana ou feriado prolongado a dois? Há vários meios de hospedagem que preparam pacotes especiais para casais por ocasião do Dia dos Namorados. Alguns deles têm lareira, em outros há fogueira... Uns fazem ambientação dos quartos, outros ofertam vinho para os casais. 

Churrasco de fogo de chão - foto: Areia que Canta
Para quem quer agito, não faltam festas típicas de cidade de interior. Em junho, são três festas: Santo Antônio, São João e São Pedro. A cidade se transforma num “arraiá” e até alguns meios de hospedagens preparam festa junina para seus hóspedes. Não faltam delícias como as feitas de milho verde, doces caseiros, quentão e vinho quente.

Em tempo de dólar alto e economia instável, Brotas é a alternativa para viajar neste outono/inverno. Localizada a apenas 240 quilômetros da cidade de São Paulo (duas horas e meia de carro), é o cenário perfeito para prática de turismo de aventura e ecoturismo. Dos mais extremos aos mais tranquilos, o município concentra a maior oferta de atrativos desta natureza no Brasil, com o detalhe de deter o maior número destas atividades com selo de segurança do Inmetro. É aventura com segurança!

Com estrutura digna de conceituados destinos turísticos, o município tem atrativos para jovens, casais e famílias com crianças. Distribuídos entre a cidade e os sítios turísticos, são mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resort, 30 restaurantes com gastronomia para todos os paladares, da cozinha caipira à temática, e duas casas noturnas. Oito operadoras cuidam de tudo para que sua aventura esteja garantida. Quer mais um motivo para visitar Brotas?

fogueira para esquentar as noites - foto: Mirágua Refúgios

Serviço
O acesso a Brotas é pelas melhores rodovias do País: Bandeirantes, Anhanguera, Washington Luís e SP-225 (Eng.º Paulo Nilo Romano).

Dez motivos para visitar Brotas no outono/inverno
Céu estrelado para observação - foto: C.E.U.
  1.         Temperatura amena (quente durante o dia e fresco à noite), ideal para praticar atividades de aventura em terra e ar
  2.         Pouca possibilidade de chuva
  3.         Luz ótima para fotografar a natureza
  4.         Céu mais limpo para observação de astros e estrelas
  5.         Ideal para acompanhar queima da cerâmica
  6.         Pacotes especiais para o Dia dos Namorados
  7.         Cardápio adaptado às estações
  8.         Festas juninas e de gastronomia
  9.         Acesso fácil (Brotas fica a 240km de São Paulo)
  10. 10    Em tempos de crise, boa relação custo/benefício

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, assim Brotas ficará ainda melhor pra você!

Qual a melhor atividade praticada em Brotas?