O marketing digital está
fortemente presente no mercado turístico e Brotas não ficou para
trás e no ano de 2011 inovou com forte presença no mundo digital.
Pesquisas dos órgãos oficiais
de turismo, imprensa do segmento e empresas comprovaram que cerca de
67% dos turistas que viajam, buscam informações pela internet.
Brotas que já teve grande
destaque no passado na mídia impressa e televisiva, em 2010 começou
a abrir seus olhos para o marketing digital.
Ainda em 2010 ganhamos o resultado de uma pesquisa inédita, o Perfil do Turista de Aventura, segmento mais forte do Turismo de Brotas, que mais uma vez comprovou que a internet domina na busca por informações de destinos de aventura.
Ainda em 2010 ganhamos o resultado de uma pesquisa inédita, o Perfil do Turista de Aventura, segmento mais forte do Turismo de Brotas, que mais uma vez comprovou que a internet domina na busca por informações de destinos de aventura.
No ano anterior, já havia saído
uma pesquisa pelo Mtur do perfil do turista brasileiro, que também
mostrou a importância do marketing digital para destinos turísticos.
Começamos a nos inserir nesse
mundo em 2010, ao receber pelo Programa Aventura Segura, do
Ministério do Turismo (Mtur), Sebrae e Abeta Nacional, o “Curso de
Acesso a Mercado”, que mostrou as ferramentas de acesso do mercado
digital: blogs, presença nas redes e mídias sociais como youtube,
facebook, twitter entre outros.
Em 2011, a mídia social
explodiu na internet. Sempre assistimos nos noticiários alguma
novidade que surgiu nas redes sociais, eventos, protestos criados
dentro das redes e muito mais. As empresas estão investindo no
marketing digital, exemplo da campanha de uma montadora de carros
"pôneis malditos" antes mesmo de estourar na TV, foi
extremamente comentado e "viralizado" nas redes sociais.
A Secretaria do Turismo de
Brotas, enxergando a importância, investiu no Marketing Digital. Um
dos técnicos da Secretaria participou de um curso sobre a Metologia
dos 8p´s do Marketing Digital. O Marketing que é estudado com 4p´s,
com o mundo digital que é rápido e cíclico, se transformou em
8p´s. Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção,
Propagação, Personalização e Precisão.
Com o conhecimento adquirido
pelos Cursos de Acesso ao Mercado e da Metologia 8p´s montamos nosso
blog, que hoje é a página oficial do turismo de Brotas, com o
domínio www.brotas.tur.br. O
blog é alimentado com noticias semanais sobre turismo, eventos,
cultura e informações completas e atualizadas sobre Brotas e
região. Estamos presentes no Youtube, Picasa e nas redes sociais
Facebook, Twitter e Google Plus (esta última criada este ano).
Digitando a palavra chave
"Brotas" no site de buscas "Google" você
encontrará a nossa página na 3º colocação da busca orgânica. Os
maiores acessos à nossa página vem do Google, Facebook e Twitter.
Ainda temos acessos através do trabalho de construções de link
(link building): Site do Mtur e Secretaria Estadual de Turismo
de SP, UOL, Terra, Folha, Estadão, Viagem e Turismo e Viaje Aqui.
A prova do sucesso das mídias
sociais em destinos turísticos é o Prêmio Viagem e Turismo da
Editora Abril, que este ano inovou e criou a categoria “Top of
Mind”, como sendo a categoria que premia diversos segmentos do
turismo, mais comentados na internet no Brasil. Brotas ganhou o
Prêmio como Destino de Ecoturismo "Top of Mind". Somos o
destino de Ecoturismo mais comentado no Brasil e isso se deve
principalmente ao Marketing Digital.
O nosso portal que quase não
tinha acesso, hoje está na casa dos 3700 acessos mensais, sabemos
que é pouco, mas queremos chegar a mais de 20.000 e estamos
trabalhando para isso.
Com o Marketing Digital, estamos
percebendo o retorno off do nosso conteúdo online.
Mais imprensa escrita e televisiva estão nos procurando e Brotas
está saindo novamente na mídia off, depois de alguns anos
dormente. Este ano conseguimos matérias em Revistas como A 4x4 e
Cia, em televisões como a Rede Globo (Programa Antena Paulista),
Reportagens Diversas pela EPTV (Afiliada à Rede Globo), TV Brasil,
SBT (Domingo Legal) e diversos jornais da região de Brotas, interior
de SP e ainda jornais consagrados como o Agora, Estadão e Folha.
O Marketing Digital veio para
somar, se bem trabalhado e com conhecimento, é uma excelente
ferramenta de divulgação, propagação, reconhecimento e o melhor,
com baixíssimo custo.
Encontre nos:
Secretaria Municipal de Turismo
(Sectur)
Secretária de Turismo –
Alexsandra Berto
Luciana Pires Jesus –
assessora comunicação da Sectur.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário, assim Brotas ficará ainda melhor pra você!