sábado, 24 de dezembro de 2011

BROTAS NO MUNDO DIGITAL – MARKETING DIGITAL PARA DESTINOS TURÍSTICOS


O marketing digital está fortemente presente no mercado turístico e Brotas não ficou para trás e no ano de 2011 inovou com forte presença no mundo digital.


Pesquisas dos órgãos oficiais de turismo, imprensa do segmento e empresas comprovaram que cerca de 67% dos turistas que viajam, buscam informações pela internet.

Brotas que já teve grande destaque no passado na mídia impressa e televisiva, em 2010 começou a abrir seus olhos para o marketing digital.

Ainda em 2010 ganhamos o resultado de uma pesquisa inédita, o Perfil do Turista de Aventura, segmento mais forte do Turismo de Brotas, que mais uma vez comprovou que a internet domina na busca por informações de destinos de aventura.

No ano anterior, já havia saído uma pesquisa pelo Mtur do perfil do turista brasileiro, que também mostrou a importância do marketing digital para destinos turísticos.

Começamos a nos inserir nesse mundo em 2010, ao receber pelo Programa Aventura Segura, do Ministério do Turismo (Mtur), Sebrae e Abeta Nacional, o “Curso de Acesso a Mercado”, que mostrou as ferramentas de acesso do mercado digital: blogs, presença nas redes e mídias sociais como youtube, facebook, twitter entre outros.

Em 2011, a mídia social explodiu na internet. Sempre assistimos nos noticiários alguma novidade que surgiu nas redes sociais, eventos, protestos criados dentro das redes e muito mais. As empresas estão investindo no marketing digital, exemplo da campanha de uma montadora de carros "pôneis malditos" antes mesmo de estourar na TV, foi extremamente comentado e "viralizado" nas redes sociais.

A Secretaria do Turismo de Brotas, enxergando a importância, investiu no Marketing Digital. Um dos técnicos da Secretaria participou de um curso sobre a Metologia dos 8p´s do Marketing Digital. O Marketing que é estudado com 4p´s, com o mundo digital que é rápido e cíclico, se transformou em 8p´s. Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão.
 
Com o conhecimento adquirido pelos Cursos de Acesso ao Mercado e da Metologia 8p´s montamos nosso blog, que hoje é a página oficial do turismo de Brotas, com o domínio www.brotas.tur.br. O blog é alimentado com noticias semanais sobre turismo, eventos, cultura e informações completas e atualizadas sobre Brotas e região. Estamos presentes no Youtube, Picasa e nas redes sociais Facebook, Twitter e Google Plus (esta última criada este ano).

Digitando a palavra chave "Brotas" no site de buscas "Google" você encontrará a nossa página na 3º colocação da busca orgânica. Os maiores acessos à nossa página vem do Google, Facebook e Twitter. Ainda temos acessos através do trabalho de construções de link (link building): Site do Mtur e Secretaria Estadual de Turismo de SP, UOL, Terra, Folha, Estadão, Viagem e Turismo e Viaje Aqui.

A prova do sucesso das mídias sociais em destinos turísticos é o Prêmio Viagem e Turismo da Editora Abril, que este ano inovou e criou a categoria “Top of Mind”, como sendo a categoria que premia diversos segmentos do turismo, mais comentados na internet no Brasil. Brotas ganhou o Prêmio como Destino de Ecoturismo "Top of Mind". Somos o destino de Ecoturismo mais comentado no Brasil e isso se deve principalmente ao Marketing Digital.

O nosso portal que quase não tinha acesso, hoje está na casa dos 3700 acessos mensais, sabemos que é pouco, mas queremos chegar a mais de 20.000 e estamos trabalhando para isso.

Com o Marketing Digital, estamos percebendo o retorno off do nosso conteúdo online. Mais imprensa escrita e televisiva estão nos procurando e Brotas está saindo novamente na mídia off, depois de alguns anos dormente. Este ano conseguimos matérias em Revistas como A 4x4 e Cia, em televisões como a Rede Globo (Programa Antena Paulista), Reportagens Diversas pela EPTV (Afiliada à Rede Globo), TV Brasil, SBT (Domingo Legal) e diversos jornais da região de Brotas, interior de SP e ainda jornais consagrados como o Agora, Estadão e Folha.

O Marketing Digital veio para somar, se bem trabalhado e com conhecimento, é uma excelente ferramenta de divulgação, propagação, reconhecimento e o melhor, com baixíssimo custo.
Encontre nos:

Secretaria Municipal de Turismo (Sectur)
Secretária de Turismo – Alexsandra Berto
Luciana Pires Jesus – assessora comunicação da Sectur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, assim Brotas ficará ainda melhor pra você!

Qual a melhor atividade praticada em Brotas?