terça-feira, 1 de maio de 2012

BROTAS COMEMORA ANIVERSÁRIO ESTA SEMANA COM FESTA


Igreja de Santa Cruz com Brotas ao fundo. Foto: Ju de Francisco

A cidade está em festa desde o dia 27 de abril, em comemoração aos seus 153 anos.


A origem da povoação de Brotas, se deu por volta de 1839, quando foi construída uma capela iniciando o povoado. O território inicialmente pertencia às Sesmarias da região de Araraquara. Brotas tornou-se município em 1859. O aniversário da cidade é celebrado no dia 03 de maio, por ocasião de uma antiga comemoração católica, a de Santa Cruz.

A Festa de Santa Cruz é tradicionalmente religiosa, tem duração de aproximadamente 15 dias e já acontece há mais de 130 anos. Muitas são as comemorações na cidade.
  • Abertura da Festa com a Alvorada: fanfarras escolares de diversos bairros da cidade, se encontram no centro de Brotas e anunciam a chegada da Festa antes mesmo do sol raiar, este ano a alvorada aconteceu no dia 27 de abril.
  • Desfile de Cavaleiros - Foto: ju de Francisco
    Desfile e Benção de cavaleiros: desfile que acontece sempre em primeiro de maio, atraindo diversos cavaleiros da região que após a benção recebida na Igreja Matriz, desfilam em seus cavalos, mulas, charretes, carros de boi e carroça, pelo centro da cidade, finalizando na Festa;
  • Desfile Cívico: alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Brotas realizam este tradicional desfile cívico na Avenida Rodolpho Guimarães. Este desfile acontece no feriado municipal, no dia 03 de maio;
  • Shows, bailes e quermesse: a festa é uma grande quermesse com comidas pitorescas e tradicionais. No barracão da festa há a famosa tombola (uma espécie de binguinho), pequenos shows, e no entorno, shows para alegrar os jovens que frequentam a festa, na danceteria local ou no Centro Comunitário;
  • Queima de fogos: a festa termina sempre no domingo de dia das mães (2º domingo de maio) e à meia noite, há show de fogos de artifício encerrando a Festa.
Mastro da Festa de Santa Cruz

A Festa de Santa Cruz, acontece todos os anos, é a festa mais tradicional da cultura caipira de Brotas e a comunidade local e entorno sempre a aguardam com alegria!

Texto: Luciana Pires de Jesus – Técnica em Turismo
Secretária Municipal de Turismo – Andréa Salvati Morelli

Informações:

Programação religiosa da Festa: Casa Paroquial 14 3653-1261.
Programação de shows no Centro Comunitário: 14 3653-9900 com assessoria de comunicação.

Um comentário:

  1. QUE COISA LINDA PARABENS POR MAIS UM ANO DE EXISTENCIA SEUS LINDOS #EU AMO BROTAS !!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, assim Brotas ficará ainda melhor pra você!

Qual a melhor atividade praticada em Brotas?