terça-feira, 30 de outubro de 2012

BROTAS TEM DESTAQUE NO 2º ENCONTRO DE AGENTES PÚBLICOS DE INTERESSE TURÍSTICO




 
Na terça-feira (dia 23), aconteceu em São José dos Campos, o 2º Encontro, organizado pela UVESP, contou com presença de empresários e autoridades de Brotas
Empresários e autoridades de Brotas e autoridades do turismo nacional


É a segunda edição do evento que tem como objetivo em conhecer os municípios que podem ser considerados de interesse turístico e fortalecê-los por meio de diversos debates envolvendo autoridades, empreendedores, e sociedade civil organizada.

No dia 23, terça-feira, aconteceu a solenidade de abertura e palestras que contou com a presença do Deputado Estadual Itamar Borges (PMDB) e Deputada Estadual Célia Leão (que fazem parte da Frente Parlamentar do Turismo), Presidente da UVESP Sr. Sebastião Misiara, Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo Sr. Claudio Lacerda Oliva, Prefeito de São José dos Campos Eduardo Pedrosa Cury (PSDB e do Presidente da AMITUR (Associação dos Municípios de Interesse Turístico) e Conselheiro Estadual de Turismo, Sr. Jarbas Favoretto.

Brotas estava presente com comitiva de peso, com a presença do Prefeito Municipal Alexandre Takashi Schiavinato (PT), Presidente da Câmara Municipal de Brotas Sr. Leandro Corrêa (PSDB), Vereador Municipal Sr. Modesto Salviatto (PTB), Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Brotas, Sr. Alexandre Laranjeira, Presidente da Abrotur Sr. Fernando Turce, Secretário de Turismo Sr. Antonio Fernando Villa, Diretor de Cultura Sr. Rubens Veríssimo Filho, além de diversos empresários do setor.

Foi um dia todo de palestras diversas do setor do turismo, incluindo a apresentação do anteprojeto de Emenda da Constituição Paulista sobre a Lei das Estâncias. No texto (anteprojeto da nova lei), as cidades estâncias terão um prazo de 2 a 4 anos para se adaptarem à nova lei, antes de ocorrer o ranqueamento e inclusão de novos destinos para o Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) ou município de interesse turístico. Analisando os critérios apresentados, Brotas já está preparada para ser elevada à estância e já cumpre todos os critérios.

Na ocasião, o vereador Modesto Salviatto Filho (PTB)e o Presidente da Câmara de Brotas, Sr. Leandro Corrêa, em contato com o Sr. Sebastião Misiara (Presidente da UVESP), solicitaram que o próximo encontro seja feito em Brotas, o que o Sr. Misiara, sinalizou positivamente (sem data prevista ainda).

Ainda o Presidente da Câmara Sr. Leandro usou a palavra e leu na integra um texto com argumentos de Brotas ser elevada à estância (em anexo) de imediato. Ação apoiada por diversas autoridades do turismo em nível estadual (município, região e estado).

Ainda estavam presentes na apresentação do texto, o Presidente da APRECESP e Prefeito da Estância de Itu, Sr. Herculando Castilho Passos Junior (PV). A deputada Célia Leão, solicitou ao Presidente da Câmara, Sr. Leandro Corrêa, que encaminhe cópia do texto e de documentos comprobatórios para o seu gabinete. Este documento será assinado por autoridades do município, técnicos do turismo e lideres das associações do setor.

O dia de palestras foi finalizado com a belíssima apresentação técnica sobre o desenvolvimento do turismo e gestão, pelo Professor da USP Sr. Mario Beni, referencia do turismo nacional.

Brotas unida e com esforço e garra, deve buscar a inclusão no Dade, pois diversas estâncias não cumprem nem o mínimo dos critérios para municípios de interesse turístico, muito menos de estâncias. No ano de 2011, a estância que recebeu menos recurso do Dade, conseguiu cerca de R$2.200.000,00.
Empresários de Brotas - BROTAS JÀ


Texto: Luciana Pires de Jesus – Técnica em Turismo
Secretaria Municipal de Turismo

Mais informações: sectur@brotas.tur.br 14 3653-5282

Fotos: Empresários do Turismo marcando forte presença ao evento (Brotas, faixa). Presidente Leandro Correa e empresários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, assim Brotas ficará ainda melhor pra você!

Qual a melhor atividade praticada em Brotas?