segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Prefeito de Brotas explica como a cidade tornou-se forte destino turístico




Convidado especial da ABAV, Du Barreto mostrou como é importante a sinergia e a parceria entre os diversos segmentos da sociedade em prol de um foco comum 



“Não foi obra do acaso, como muitos pensam”. Com esta frase, o prefeito de Brotas, Du Barreto, abriu sua palestra “Parceria Público Privada no Turismo do Estado de São Paulo” na 41ª edição da Feira de Turismo das Américas, realizada pela Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV) no dia 7 de setembro a um público bastante interessado.

Segundo Barreto, em sua primeira gestão à frente do município, nos anos 90, ele e sua equipe pensaram em como movimentar o mercado de trabalho de lá já que o desemprego era alto à época. “Todo mundo achava que trabalho era apenas a instalação de uma indústria com uma chaminé soltando fumaça”, explica. De acordo como prefeito, foi por meio de uma reunião com o governo de Estado que ele e sua equipe estabeleceram que Brotas seria um destino turístico. “Não adiantavam apenas as nossas belezas naturais; era importante seguirmos um planejamento para atrairmos os turistas”, afirma.

Du Barreto explica que não foi fácil, logo no início, convencer as pessoas de que este era o caminho. “Primeiramente, para

que uma ideia possa ser aceita e implementada, é importante um trabalho de conscientização, que vem de dentro para fora. Foi o que fizemos, por meio de muita conversa, explicação e demonstração que seria muito bom para a cidade como, de fato, aconteceu”. Segundo ele, uma das categorias beneficiadas diretamente com o aumento do turismo, a dos taxistas, não acreditava no potencial. “Se nem eles, os taxistas, que eram diretamente interessados na questão, acreditavam, como fazer para que pudéssemos implantar e lograr êxito neste empreendimento?”, indagou à plateia.

Conforme ele mesmo respondeu, foi com muita conversa, palestra, e demonstração que seria possível. “Hoje, Brotas é um caso de sucesso no setor turístico e isso só foi possível graças a uma visão aprimorada de desenvolvimento sustentável e parceria público-privada envolvendo todos os setores da sociedade”.

Atualmente, Brotas é referência internacional no turismo ecológico e de aventura.

Abaixo, segue link para acesso a um breve vídeo sobre a palestra:
http://www.youtube.com/watch?v=4aXEoB6y980&feature=youtu.be

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, assim Brotas ficará ainda melhor pra você!

Qual a melhor atividade praticada em Brotas?