sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Brotas comemora Dia do Rio neste domingo




No próximo domingo (9) Brotas comemora o Dia do Rio Jacaré Pepira Mirim tendo como principal objetivo celebrar a importância deste patrimônio ambiental para o município. A celebração surgiu após sanção da Lei 2604/2013, indicada pelo Presidente da Câmara, vereador Eduardo Esteves.

O evento é organizado pela Prefeitura e Câmara, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Obras, Diretoria de Cultura, COMTUR, ABROTUR e será realizado todo segundo domingo de fevereiro.

Neste ano, em sua primeira edição, será na Casa de Máquinas do Parque dos Saltos, a partir das 10 horas. Na programação está apresentação dos atletas de rafting e para alegrar a manhã Buiu e Banda.

Rio
Rio Jacaré Pepira nasce na divisa entre São Pedro e Brotas, na Serra de Itaqueri, a 960 m de altitude e após um trecho de 174km formando cachoeiras e várzeas exuberantes, deságua no rio Tietê a aproximadamente 400m de altitude no município de Ibitinga, formando uma micro bacia de 7.219 km², estendendo-se por 13 municípios.

É um dos afluentes do Tietê em melhores condições, apresenta grande parte de sua extensão preservada, o que justifica todo um esforço da sociedade e do Poder Público para sua preservação. É objeto de vários estudos na área de Meio Ambiente e já sediou importante projeto do “Consórcio Intermunicipal de Preservação da Bacia do Rio Jacaré Pepira”; uma experiência piloto, que teve a iniciativa do COMDEMA de Brotas em meados da década de 80.

A comunidade sempre teve laços afetivos, históricos e culturais com o rio, onde ele cruza o perímetro urbano, formando várias quedas e corredeiras; conhecido como o Parque dos Saltos.

Após estudos da Língua Indígena, foi descoberto  que o nome do Rio Jacaré Pepira é de origem Tupi Guarani. A grafia da palavra era “YACARÉ”, que significa “aquele que olha de lado, aquele que é torto”. Já para a palavra PEPIRA, tem duas versões: a primeira ''YACARÉ PEPIRA'' que significa jacaré esfolado ou descascado, levando-se em consideração o curso do rio (é inegavelmente torto) e, que existem muitas pedras. Daí falar-se em “esfolado” ou “descascado”. Existe outra palavra TUPI de grafia ''PEPERI MIRIM'', cujo significado diz rio de quebradas pequenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, assim Brotas ficará ainda melhor pra você!

Qual a melhor atividade praticada em Brotas?