terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Carnaval em Brotas: respeito, natureza e diversão!

A Festa mais popular do Brasil vem com tudo em Brotas com três noites de desfiles, matinês, feira de artesanato, apresentações musicais, horário especial de funcionamento do Centro Comunitário e ampla infraestrutura para atender foliões, comunidade brotense  e visitantes que prestigiarão o evento.

O Carnaval de Brotas 2014 tem como lema: ¨Respeito, Natureza e Diversão... Carnaval sem Poluição!”, que traz em sua essência a comemoração saudável entre as pessoas, além de alertar para que não haja lixo na rua e poluição sonora. A ideia é mostrar aos participantes que é possível cair na folia sem perder o respeito com o outro e com a cidade.

Em relação à decoração de rua, o Governo Municipal inovou produzindo toda a decoração com garrafas pet. Foram recolhidas 10 mil garrafas que foram transformadas em máscaras, luminárias, bonecos de 3 metros, entre outros enfeites. Para a infraestrutura, foi providenciada a instalação de 19 banheiros químicos distribuídos estrategicamente no percurso do desfile e para a segurança de foliões, e da comunidade, foi contratada uma empresa com 60 agentes, além do apoio da Guarda Civil Municipal.

Neste ano, o carnaval brotense começa com a Feira Regional de Artesanato no sábado, dia 01, a partir das 9h, na Praça Amador Simões, tendo a participação de 22 cidades e os artistas de Brotas com exposições de patchwork, patch aplique, crochê, bijuterias em papel, tapetes, entre outras.

Ainda no sábado, à noite, começa a programação especial da folia: às 21h, acontecem os desfiles da Agremiação Carnavalesca Pito Aceso e dos blocos Turma do Mosquito e Piratas, na Avenida Rodolpho Guimarães. Os desfiles carnavalescos em Brotas são tradicionais e de muita beleza. A comunidade local é quem organiza os blocos, alegorias e o enredo, a Prefeitura sempre dá apoio para este grandioso evento e em 2014 não será diferente: o Governo Municipal investiu em repasse para a realização dos desfiles, viabilizando evento organizado e de muita beleza.

Após as apresentações, a animação continua com o show na Praça Amador Simões em que se apresenta o Grupo Regional Passando a Limpo; no repertório musical o melhor das tradicionais músicas de carnaval. No domingo, dia 2, a festa começa às 16 horas, na Praça Amador Simões, com matinê para todas as idades. Às 21 horas acontece na Avenida Mário Pinotti o desfile do Bloco Força na Peruca. A comemoração continua na Praça Amador Simões, às 23 horas, com mais uma apresentação do Grupo Passando a Limpo.

E a programação se repete na segunda, dia 03, com matinê, desfiles dos Blocos Força na Peruca, Turma do Mosquito, Piratas e Agremiação Carnavalesca Pito Aceso, logo após, Show na Praça.

No bairro do Patrimônio também terá animação na Praça Central durante as noites de sábado, dia1, e domingo, dia 2, às 22h.

O Ponto de Informação Turística (PIT) ficará aberto durante o período de carnaval, das 8h às 16h. E para quem quiser se refrescar e espantar o calor no Centro Comunitário a piscina funcionará todos os dias, das 9h às 18h, com equipe de monitoramento aquático.

A Prefeitura disponibilizará horários especiais do transporte urbano circular para  moradores do Patrimônio e Broa prestigiarem os desfiles no centro da cidade. No Patrimônio haverá linha especial nos dias 1, 2, 3 de março com saída da Praça Ernesto Dias Ramos às 20h30 até a Praça da Matriz em Brotas. O retorno será às 2h. Para o Broa haverá linha no dia 1 de março, com saída às 18h e retorno às 0h ao bairro.


O Carnaval é uma realização da Prefeitura de Brotas, através da Secretaria de Turismo e Diretoria de Cultura, com apoio da ABROTUR, ACIB e COMTUR. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, assim Brotas ficará ainda melhor pra você!

Qual a melhor atividade praticada em Brotas?