quarta-feira, 11 de junho de 2014

Brotas, quente e aconchegante nas Estações Frias


Conhecida por suas atividades na água, Brotas também oferece aconchego e boas opções de diversão nas estações mais frias. As atividades turísticas indicadas para esta época são inúmeras: caminhada na natureza, escalada, rapel, arvorismo, cicloturismo, circuito de tirolesas, cavalgada, quadriciclo, passeios off road.

A gastronomia, que durante anos teve como destaque a culinária caipira, se diversificou e hoje oferece variada oferta que vai desde cozinha italiana, contemporânea, japonesa, bistrôs, entre outros. Para celebrar esta diversidade foi criado o Festival Gastronômico Brotas Gourmet, que desde 2012 tem edições anuais. Neste ano, a terceira edição acontece de 14 a 16 de agosto, com o tema Terra de Todos os Sabores, evidenciado a culinária regional.

No Turismo Rural, segmento que vem crescendo em Brotas, há os deliciosos cafés rurais, passeios de charrete, circuito de frutas entre outras opções. O visitante também pode encontrar licores, cachaças artesanais, mel, doces regionais e compotas variadas, oferecidos pelos produtores rurais da agricultura familiar.

Um espaço que merece uma visita é o Museu o do Calhambeque Reniero Bressan que possui 16 calhambeques da década de 20 e 30, todos pertencentes a brotenses. O local reproduz cenas do passado com belos painéis em grafite, peças antigas e uma réplica do primeiro posto de combustível da cidade.

Para as noites, atrativos não faltam. Além de inúmeros restaurantes com culinária e temas variados, as noites estreladas pedem uma visita ao mais moderno centro astronômico da América Latina, com planetário, observatório com três telescópios e muito conhecimento. Ainda no período noturno, há  oportunidade de  conhecer um pouco da técnica de Raku (queima rápida de cerâmica) com as peças incandescentes, em um sofisticado ateliê de cerâmica.



Em Brotas tem hospedagem com lareira, ofurô e banheira e hotéis fazendas com lazer completo. Também há alguns hotéis que promovem festejos juninos, com programação especial em comemorando ao Dia de Santo Antônio, São João e São Pedro, durante os finais de semana de junho. Tudo para deixar a sua permanência mais divertida e aconchegante durante as estações frias!

Localização
Brotas fica no interior do Estado de São Paulo, no coração de uma das regiões mais desenvolvidas do País. A 240 km da Capital Paulista e a 170 km do Aeroporto Internacional de Viracopos, o acesso é feito por excelentes rodovias duplicadas: Bandeirantes, Anhanguera, Washington Luís e Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP 225) que é considerada uma das melhores rodovias brasileiras, segundo a Confederação Nacional do Transporte.

Abriga em suas serras várias nascentes e rios encachoeirados, que cortam vales e encostas, além de concentrar inúmeros atrativos turísticos, em sua maioria hídricos (represa, ribeirões, cachoeiras, corredeiras e nascentes).  Essas condições naturais fazem de Brotas uma das poucas regiões do Interior Paulista que ainda concilia ambiente natural garantindo-lhe forte beleza paisagística, além de apresentar aspectos culturais típicos da comunidade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, assim Brotas ficará ainda melhor pra você!

Qual a melhor atividade praticada em Brotas?