sexta-feira, 27 de junho de 2014

Brotas, destaque estadual durante a Copa

Brotas está entre os 55 roteiros do Estado de São Paulo divulgados no guia Roteiros Paulistas que tem como objetivo promover os atrativos turísticos estaduais durante a Copa do Mundo da FIFA.  A publicação foi produzida pelo Comitê Paulista, Secretaria de Turismo do Estado e lançada em abril no Museu do Futebol.

O guia traz roteiros definidos de acordo com o perfil dos turistas das Copas e do curto período que terão disponível entre os jogos. São 55 roteiros em 49 municípios, a até 300 quilômetros da Capital, com opções de um, dois e três dias, que mostram a variedade dos destinos paulistas, muito além dos negócios. Está dividido em quatro temas: Sol e Praia; Cultura e Lazer; Comer e Beber; Aventura e Natureza.



A cidade destaca-se no tema Aventura e Natureza para passeio de três dias, com o Turismo de Aventura ao lado de roteiros como Socorro; Serra da Mantiqueira e Vale do Ribeira. Está apresentada como destino que oferece atividades para toda família, com segurança e conforto, em seu belíssimo cenário natural.
De acordo com a Organização Mundial de Turismo, a atividade turística cresceu 6% em 2013, e foi responsável pela criação de 266 milhões de empregos no mundo. São mais 1,1 bilhão de pessoas viajando pelo mundo afora, gerando receita de 7 trilhões de dólares.

Dados da EMBRATUR mostram que o turismo brasileiro é composto por uma série de atividades produtivas e apresenta participação de 7% do PIB nacional, uma geração de 5,5 milhões de empregos e uma receita cambial de US$ 5,8 bilhões, promovendo impactos significativos creditados a uma movimentação de mais de 52 setores na economia do país.

Neste cenário, São Paulo é o estado brasileiro que mais recebe turista: cerca de 50 milhões por ano, destes 13 milhões somente na Capital. No entanto, há ainda muito espaço para o crescimento do número de visitantes a lazer, tendo como consequência a geração de empregos no segmento.
Durante a Copa o estado receberá 15 seleções em seus centros de treinamento e é por isso que o ano de 2014 promete ser muito favorável para  quem vende viagem, diferente de outros setores econômicos. As estatísticas mostram que os brasileiros estão viajando mais, enquanto o país cresceu em torno de 2% em 2013, o turismo cresceu na ordem de 8%.

Brotas é um bom exemplo deste aumento de viagens no território nacional.  De acordo com as Pesquisas de Ocupação feitas na Secretaria de Turismo de Brotas, a temporada 2013-2014 está sendo a melhor dos últimos dez anos, com 100% de ocupação nos meios de hospedagens na maioria dos finais de semana de outubro de 2013 a março de 2014.

Uma pequena amostra são os números do Ponto de Informações Turísticas (PIT) de janeiro a março de 2013 em comparação ao mesmo período em 2014. Em 2013, 7.076 pessoas estiveram no PIT, já em 2014 foram 19.037 no mesmo período, mostrando um aumento de 169%.  Deste apontamento do primeiro trimestre de 2014, 64% são turistas ou visitantes de um dia das cidades do Interior Paulista; 22% da Capital do Estado; 8% da Grande São Paulo, como São Bernardo, São Caetano entre outros; 6% de outros estados e 1% são estrangeiros.

De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, o Brasil poderá receber no período do mundial de futebol cerca de 600 mil estrangeiros e deste total, acredita-se que 20% procurem o Turismo de Aventura. Por isso, a expectativa é que aumente o movimento em 30% no período. Alguns hotéis e restaurantes já se preparam com cursos de inglês para os funcionários e placas de identificação bilíngue.

Dentro desta realidade, a inclusão de Brotas neste Guia foi extremamente positiva e providencial porque além de destacar a cidade e abrir espaço para visita de turistas estrangeiros, mostra o prestígio que o município tem com as autoridades ligadas ao Turismo no Estado, bem como reconhecimento das políticas de investimentos voltadas ao setor desenvolvidas na cidade ao longo dos últimos 20 anos.

A publicação está disponível em três idiomas – português, inglês e espanhol – e será distribuída a multiplicadores da informação para os visitantes, como agências e órgãos de turismo, companhias aéreas, consulados e Federações de Futebol dos países participantes da Copa do Mundo, prefeituras paulistas e à imprensa. O guia também pode ser consultado online no site www.copa2014.sp.gov.br.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, assim Brotas ficará ainda melhor pra você!

Qual a melhor atividade praticada em Brotas?