sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Políticas ambientais garantem água para atividades turísticas e população em Brotas


Rio Jacaré Pepira - foto: Ju de Francisco
Brotas, localizada no interior de São Paulo, é considerada a capital do turismo de aventura e uma das referências do turismo nacional. São 20 anos de desenvolvimento turístico aliado à preservação ambiental e quase 30 anos de ações de políticas públicas para a conservação do meio ambiente. Ao longo deste período várias ações estruturais foram desenvolvidas com o objetivo da cidade desenvolver um turismo sustentável. A estação de tratamento de esgoto foi construída em 1987 no sistema de aguapé, passando para o sistema australiano (lagoas anaeróbicas) em 1992. Desde então 100% do esgoto é tratado.

O rio Jacaré Pepira, que nasce na divisa de Brotas com São Pedro, é um dos afluentes do Tietê em melhores condições, pois apresenta grande parte de sua extensão preservada, é objeto de vários estudos na área ambiental e já sediou um importante projeto do “Consórcio Intermunicipal de Preservação da Bacia do Rio Jacaré Pepira”; uma experiência piloto de cobertura vegetal com a criação do viveiro de mudas e plantio de mais de 100 mil mudas de 125 espécies em suas margens no ano de 1988.

Dando continuidade, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, criada em 1993, também realizou um trabalho de reflorestamento da Mata Ciliar dos afluentes e do próprio Rio Jacaré.
A necessidade do desenvolvimento econômico em equilíbrio com a preservação do meio ambiente, fez com que o Governo Municipal e cidadãos enxergassem o turismo na natureza (ecoturismo e de aventura) como opção de desenvolvimento econômico sustentável e desde 1993, juntos, construíram o primeiro projeto ecoturístico do município. Assim surge o turismo de Brotas, esta “indústria limpa” que é responsável por 25% da economia local.

Águas Claras - 
foto: Luciana Pires de Jesus
Essas 3 décadas de preservação e a “cultura verde” fez com que Brotas fosse a única cidade da nossa região a não enfrentar nenhum problema de diminuição do volume de água. O abastecimento de água é feito de maneira natural provenientes dos córregos da Minhoca e das Águas Claras, com águas límpidas, que fazem o abastecimento para a população e visitantes com uma folga de mais de 30% de produção da ETA (Estação de Tratamento de Água), segundo a autarquia local.

Rafting - foto: Ricardo Costa
No Turismo, Brotas é referência em aventura e possui os campeões mundiais em rafting, além de ser o único destino paulista que nunca em sua história, precisou paralisar as atividades aquáticas: rafting, cachoeirismo, canionismo, boia cross e banho de cachoeira. No mês de outubro, segundo a Secretaria de Turismo, Brotas teve um dos melhores resultados de procura e frequência dos últimos anos: mais de 600 turistas fizeram Rafting nas águas do Rio Jacaré nesse ultimo mês.

Vem pra Brotas, aqui tem preservação, aqui tem água o ano todo!

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Brotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, assim Brotas ficará ainda melhor pra você!

Qual a melhor atividade praticada em Brotas?